UEMA – www.uema.br – Universidade Estadual do Maranhão 2014

Dicas, Informações e Site Oficial da Universidade Estadual do Maranhão

uema UEMA   www.uema.br   Universidade Estadual do Maranhão

A Universidade Estadual do Maranhão tem suas origens na Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM) criada pela lei 3,260 de 22 de agosto de 1972 para coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do Sistema educacional superior do Maranhão. Inicialmente a UEMA era a FESM e era composta por 4 unidades: Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e Faculdade Caxias.

Em 1975, a FESM incorporou a Escola de Medicina-veterinária de São Luiz e em 1979, a Faculdade de Educação de Imperatriz.

A FESM foi transformada na UEMA através da Lei n° 4.400 de 30 de dezembro de 1981 e teve seu funcionamento autorizado pelo Decreto Federal n° 94.143 de 25 de março de 1987. Inicialmente a UEMA contava com 3 unidades de campi de ensino: Unidade de estudos Básicos, Unidade de Estudos de Engenharia, Unidade de Estudos de Administração, Unidades de Estudo de Agronomia, Unidade de Estudos de Medicina veterinária, Unidade de Estudos de Educação de Caxias, Unidade de Estudos de Imperatriz.

A UEMA foi posteriormente reorganizada em 1996 e inicialmente vinculada a Secretaria de Educação do Maranhão. Posteriormente, a UEMA foi desvinculada da Secretaria e passou a integrar a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

As áreas de atuação da UEMA são graduação (com cursos regulares de bacharelado e licenciatura, programas especiais, cursos de licenciatura e ministrado pelo núcleo de ensino à distância; sequências de formação de docentes para as disciplinas de Ensino Médio e Educação Profissional em nível técnico); sequências de formação específica, Pós-Graduação (Strictu Sensu e Latu Sensu).

Hoje a UEMA PE dividida em 24 centros acadêmicos. Já o sistema acadêmico é dividido em: graduação (cursos regulares), graduação (programas de qualificação docente de PQD); graduação núcleo de ensino à distância; sequências de formação específicas; pós-graduação (latu sensu e Strictu Sensu) e graduação programa Darcy Ribeiro.

Já o processo seletivo da instituição são vários: o de formação pedagógica e o PAES 2014. Mais informações no site da UEMA (www.uema.br).

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *