Seguro Desemprego – Valor, Consulta Caixa 2014

Seguro Desemprego

 seguro desemprego valor consulta caixa 300x225 Seguro Desemprego – Valor, Consulta Caixa

Para quem não sabe, o Programa do Seguro Desemprego foi criado em 1990 e visa dar auxílio e assistência temporários na questão financeira para os cidadãos que estiverem desempregados, sem fonte de renda. O objetivo do dinheiro dado é ajudar o trabalhador a conseguir um novo emprego.

 

Quem tem direito ao Seguro Desemprego?

Terá direito ao seguro todo o trabalhador que tiver perdido o emprego devido à demissão sem justa causa. Essas pessoas terão o direito de solicitar o Seguro Desemprego. Vale lembrar que a perda do emprego deve ser recente (120 dias a partir do dia em que a demissão foi anotada na carteira de trabalho) para que o trabalhador tenha esse direito.

Consta na lei que trabalhadores cujo emprego for em empresas que possuem CEI ou CNPJ devem, comprovadamente (pela carteira de trabalho), terem trabalhado pelo menos seis meses para ter o direito ao Seguro Desemprego.

 

Período de Carência e Valor do Seguro Desemprego:

Existe algo chamado Período de Carência, que o tempo que se segue entre um seguro e outro. É necessário esperar seis meses para solicitar um novo Seguro Desemprego.

Para determinar o valor do seguro, é feita uma média entre os três últimos salários do trabalhador. Sendo assim, cada parcela terá em média 80% do valor do salário. Dependendo da quantidade de meses trabalhados nos últimos três anos, o cidadão pode ter de três a cinco parcelas do Seguro Desemprego.

Para requerer o seguro, a documentação necessária é: duas vias do seu requerimento preenchidas pela empresa, carteira de trabalho, cartão PIS/PASEP, RG em bom estado, CPF, Rescisão de Contato de Trabalho, Cópia do Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS, Comprovante de Pagamento do FGTS e apresentação dos três últimos contracheques.

 

A Consulta do Seguro Desemprego pode ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal.




1 Comentário

  1. gostária eu de saber se já foi debitado em minha conta o meu seguro desemprego obrigado…data prevista para pg 12/03/13.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *