Seguro Desemprego – Saldo 2014

Dicas e Informações de Como Verificar seu Saldo do Seguro Desemprego

seguro desemprego1 Seguro Desemprego   Saldo

Você que é trabalhador, deve saber de todos os seus direitos e benefícios e como e quando você pode adquirí-los. Um dos direitos conquistados pelos trabalhadores na história recente do Brasil foi o Seguro Desemprego, um direito dos trabalhadores de carteira assinada de receber uma certa quantia de dinheiro durante algum tempo após ser demitido sem justa causa, para que possa se restabelecer até conseguir um novo emprego. Hoje vamos te falar sobre como adquirir esse benefício, como consultar seu saldo pela Internet e sabe quando o seu dinheiro estará disponível.

Primeiro vamos te explicar como você deve calcular seu seguro desemprego. É muito fácil e pode ser feito Online. O governo federal é quem estabelece o valor do seguro desemprego para cada categoria de trabalhador brasileiro de carteira assinada. Como já dizemos, esse valor é apenas uma assistência em dinheiro temporária, para que você possa se restabelecer e conseguir um novo trabalho e só pode ser recebida se o trabalhador tiver sido demitido sem justa causa. O cálculo do seguro desemprego é feito em cima do último trimestre trabalhado, fazendo se um cálculo-base em cima do resultado dessa média para estabelecer quanto você receberá por mês de seguro desemprego. Vale lembrar que qualquer trabalhador de carteira assinada e com habilitação tem direito a esse seguro desemprego também, para suprir suas despesas enquanto estiver desempregado. Para fazer o cálculo do seu seguro desemprego, basta seguir o nosso link abaixo e preencher os dados pedidos, para fazer o cálculo de seu seguro desemprego.

Agora vamos te ensinar como consultar o saldo do seguro desemprego você tem na sua conta. Para isso, basta entrar no site do Ministério do Trabalho, com o número do seu PIS-PASEP em mãos para entrar com os dados pedidos no site. Depois, basta confirmar os dados e verificar seu saldo. Mas, caso você ainda não tenha pedido seu seguro desemprego, vamos te ensinar também, como pedir seu seguro desemprego. Logo após ser demitido sem justa causa, a empresa deverá entregar um formulário ao funcionário para que esse preencha o requerimento de seguro desemprego, que deve ter duas vias preenchidas. O trabalhador deverá seguir com esse formulário e seus documentos para algum posto do ministério de trabalho mais perto de sua residência.

Os documentos necessários para o requerimento são as próprias vias do formulário (uma verde e uma marrom), o seu cartão do PIS-PASEP com um extrato atualizado ou seu cartão de cidadão, a sua carteira de trabalho (CTPS), o seu termo de recisão devidamente preenchido e quitado, documento de identidade, seus três últimos contra-cheques anteriores a recisão e o documento com o levantamento dos seus depósitos de FGTS ou extratos que comprovem esses depósitos, relatórios de fiscalização ou documentos jurídicos. Basta levar essa documentação ao posto de atendimento para verificar a validade do benefício e caso dê resultado positivo, seus depósitos serão providenciados.

O tempo de recebimento do benefício varia de acordo com o tempo em que o trabalhador atuou na empresa. Para trabalhadores com tempo entre seis e onze meses que atuou nos últimos três anos, o benefício de seguro desemprego é de três meses. Serão quatro meses para quem comprovar pelo menos 12 e no máximo 23 meses de atuação, nos últimos 3 anos. Serão cinco meses, para quem tiver trabalhado por pelo menos dois anos, nos últimos 3 anos.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *