INSS autônomo 2014

Dicas e informações sobre o INSS para pessoas autônomos

previnss 600x385 INSS autônomo

 

A Previdência Social é um seguro para todos os brasileiros. Basta apenas se contribuir para a Previdência Social para que tenha direitos aos benefícios oferecidos através do INSS, e portanto o trabalhador autônomo é assegurado pelo INSS se ele contribuir da forma correta.

E a única coisa que muda são as categorias consideradas de contribuição. Desta forma quem trabalha com carteira assinada vem automaticamente filiado a Previdência Social. E os autônomos em geral e os que prestam serviços temporários poderão se inscrever e ainda pagar como contribuintes individuais.

Devem ser considerados como contribuintes individuais todos os trabalhadores autônomos do INSS entre outros, os sacerdotes e os diretores que recebem toda a remuneração decorrente de atividades em empresas urbanas ou mesmo rurais, os síndicos remunerados, motoristas de táxi, vendedores ambulantes, diaristas, pintores e ainda outras profissões diferenciadas.

Já as aposentadorias de autônomos não existe um limite de idade para contribuição, porém é exigido que aconteça uma carência de 180 contribuições e uma idade mínima para se requerer de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres, por este motivo se você já tiver estes requisitos poderá solicitar a sua aposentadoria, do INSS como autônomo.

As inscrições da Previdência Social seja qual das categorias for é a única e permanente e caberá apenas as alterações cadastrais quando forem necessárias. Você ainda deverá informar os seus dados pessoais da forma mais completa possível, e sem ainda nenhum tipo de erro, pois o seu benefício do INSS, irá depender exclusivamente dos dados que foram informados no momento de sua inscrição. E se posteriormente após concluído este cadastramento você precisar alterar algum dado, você deverá ir até uma agência da Previdência Social.

Se você já contar com um número de cadastramento chamado de NIT ou seja o Número de Inscrição do Trabalhador, e ainda foi perdido ou mesmo extraviado, procure ligar para o número 135 ou ainda procure uma Agência de Previdência Social.

A inscrição para trabalhadores autônomos de INSS poderá ser feita em qualquer agência da previdência social independentemente de circunscrição, nos quiosques de auto atendimento e ainda de Previdência social ou até mesmo nas unidades móveis.

nomas




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *