HPV Vacina Gratuita 2014

Como você pode tomar a vacina gratuita de HPV

vacina

Além dos cuidados que toda mulher deve ter anualmente de ir ao ginecologista, fazer os exames periódicos tem ainda outros cuidados que segundo estudos garantem a saúde da mulher.

Um dos riscos que as mulheres atualmente sofrem é contrair o vírus da HPV também conhecido como o vírus do papiloma humano e que está associado a lesões benignas como verrugas e está associado ao câncer do colo do útero e é responsável por 90% dos casos de câncer de útero. Por isso, foi aprovado recentemente o projeto e lei que disponibiliza pelo Sistema único de Saúde (SUS) da vacina do HPB gratuita entre as mulheres entre  9 e 45 anos. A ideia do projeto de lei é oferecer as mulheres nesta faixa etária uma vacina para combate ao HPV principal causador do câncer de colo de útero. Este tipo de câncer é o segundo tumor maligno de maior incidência na população feminina e só perdem para o câncer de mama, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Segundo o instituto são estimados 18.430 casos da doença e 4800 mortes casadas pelo HPV.

No caso, a Vacina contra o HPV ela é contra os vírus do tipo6, 11, 16 e 18 e protege as mulheres contra verrugas genitais (que são causadas pelo HPV) e consequentemente do câncer de colo de útero. Algumas dessas vacinas estão disponíveis em clínicas privadas e é comercializada por Merck Sharp & Dhome é chamada de Gardasil. Existe também uma vacina que protege contra o vírus 16 e 18 que são os maiores causadores do colo do útero, mas que não protege contra as verrugas.

Embora a vacina seja usada para mulheres entre 9 e 45 anos, o Ministério da Saúde afirma que é mais recomendável que as mulheres tomam a vacina até os 26 anos, pois é até esta idade que o organismo produz maior quantidade de anticorpos contra o HPV. O preço da vacina é de aproximadamente R$ 200 por dose, sendo necessárias três doses da vacina para ter efeito no organismo. Um valor elevado que deve ser recompensada brevemente com o oferecimento da vacina pelo SUS. Tendo dúvidas quanto a esta vacina, converse com seu médico.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *