Feriados 2014 – Datas 2014

Todas as datas do calendário de feriados do ano de 2014

feriados 2014 datas Feriados 2014   Datas

2014 mal começou e já pensamos em 2014 e o que ele nos reserva, principalmente nos feriados oficiais datas facultativas e datas em especial.

Seguem algumas dessas datas, tanto feriados, como pontos facultativos e datas especiais. A primeira delas é o dia 1° de janeiro, que além do ano novo é chamado de Dia da Confraternização universal que é comemorada por diversas significações e origens. Esse dia também é chamado de Dia da paz Universal, que foi criado em 1968, pelo Papa Paulo VI para que fosse celebrado pelos verdadeiros amigos da Paz, independentemente do credo, etnia, posição social ou econômica.

Outra data de feriado em 2014 bastante conhecida no país é o Carnaval, que em 2014 será comemorado no dia 12 de fevereiro (terça) que é feriado. O Carnaval é um feriado que duram três dias (geralmente segunda, terça e quarta, que é a quarta-feira de cinzas) e ocorrem sempre 47 dias antes da Páscoa. Já suas origens remontam da Idade Média que nesse período o carnaval tinha o significado de “adeus a carne” que era uma data marcada pelos festejos populares.

Já os feriados em março de 2014, tem a sexta-feira da paixão, que será comemorada no dia 29 de março. Ela é chamada assim, pois é a sexta que antecede o domingo a Páscoa. Esta data é o dia que os cristãos lembram a crucificação de Cristo na cruz. Segundo o cristianismo, a crucificação de Cristo aconteceu em uma sexta-feira e a ressurreição num domingo. Nesta data, existem diversos rituais religiosos, como a abstinência de carne e qualquer ato que se refira a prazer, entre outros ritos.

Em abril, os feriados de 2014 são poucos, há o dia 21 de abril, dia de Tiradentes, que foi dentista (por isso o nome de Tiradentes) e foi um ativista político que atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias das Minas Gerais e Rio de Janeiro. Foi o mártir da Inconfidência Mineira, movimento contra a situação econômica do Brasil colônia e política, uma prévia dos movimentos pró-independência de Portugal. Por isso, Tiradentes foi executado, por ser um dos envolvidos no movimento.

Já em maio, a o famoso dia do trabalho, dia 1° de maio, dia conhecido por muitos pelo aumento anual de salário mínimo, medida adotada há muitos anos pelos Presidentes da República. Esta data, inclusive é comemorada em diversos outros países, como Portugal, Rússia, França e outros.

A origem da data do feriado de 2014 remete ao ano de 1886, momento este que aconteceu uma manifestação dos trabalhadores nas ruas de Chicago para reividicar a redução da jornada de trabalho e, nesse mesmo dia, teve uma greve geral nos EUA. Três anos depois, foi convocada em Paris uma manifestação para reividicação das horas de trabalho.

Essas são algumas datas tão comuns de nós e presentes este e no ano de 2014. Por trás delas há muitas histórias e curiosidades.




Comente

  1. rodrigo disse:

    carnaval nao é feriado apenas ponto facultativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *