Detran PE Licenciamento 2014

Como você pode fazer o seu licenciamento no Detran de Pernambuco

detran pe Detran PE Licenciamento

O Detran é um órgão estatal responsável pelas questões de trânsito, como emissão da Carteira Nacional de Habilitação, multas, apreensão e documentação de veículos, entre outros.

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) também é responsabilidade do Detran de cada estado. No Brasil este é um documento que todos os motoristas precisam ter, para a regulamentação de seu veículo.

Todos os anos o documento deve ser renovado, através do Licenciamento Anual de Veículos, que equivale ao pagamento de uma taxa. O valor e a data de vencimento se diferem, de estado para estado. O proprietário precisa pagar a taxa definida pelo estado onde está registrado o veículo.  Caso não haja a renovação do licenciamento do veículo, este pode ser apreendido e o motorista pode perder pontos na carteira, equivalentes a infração gravíssima e também pode receber uma multa.

Antes de realizar o licenciamento, é preciso averiguar se todos os débitos do veículo estão quitados, como Seguro Obrigatório e multas. Depois de tudo normalizado, o proprietário deve se dirigir a um posto do Detran ou Ciretran de sua cidade portando documentos como RG, CPF, número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e os comprovantes de pagamentos anterior.

O Detran PE já disponibilizou as datas para Licenciamento 2014. O pagamento pode ser efetuado a partir do início de março. A tabela com terminações das placas e datas para cada uma delas consta no site oficial: www.detran.pe.gov.br.

É importante saber que existem casos em que o veículo não pode ser licenciado. Alguns deles são:

– Quantidade de multas maior que 15, entre estaduais, municipais ou federais;

– Placa do veículo com quantidade de letras ou números insuficiente;

– Insuficiência de saldo na conta bancária;

– Renavam do veículo não cadastrado no Detran.

Em alguns estados brasileiros não é necessário realizar o licenciamento presencialmente, pois este pode ser eletrônico.

O pagamento pode ser feito via internet, mas é importante lembrar que nos estados disponíveis, ele deve ser feito entre 9h e 21h. Além disso, o cadastro do veículo precisa ser atualizado caso haja mudanças, pois o CRLV será entregue pelos correios no endereço que consta no cadastro, se o proprietário assim escolher. A entrega pelos correios requer o pagamento de uma taxa e leva cinco dias úteis, no máximo.

Para informações como datas e taxas, acesse o site do Detran de seu estado.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *