Como Fazer um Curriculum 2014

Dicas de como você pode fazer um curriculum

como fazer curriculum Como Fazer um Curriculum

Procura emprego e este será sua primeira busca de emprego? Ou você quer dar uma renovada em seu currículo. Saiba como fazer um curriculum para torná-lo mais atraente para o selecionador.

O currículo é chamado de Curriculum Vitae (expressão em latim que significa Trajetória de vida) é abreviado também para CV ou apenas currículo é um documento tipo histórico que relata a trajetória educacional, profissional e acadêmica de uma pessoa, como demonstrando suas habilidades e competências. O objetivo do currículo fornecer o perfil para um empregador, podendo ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas (que nesse caso, pela plataforma do CNPq é chamado de Currículo Lates).

Um bom currículo bem apresentado e escrito pode não garantir um emprego, as garante uma boa imagem do profissional e um passo importantíssimo para conquistar esse emprego. Muitas pessoas têm dúvidas em criar o seu currículo, em especial às pessoas que estão entrando no mercado de trabalho. Abaixo alguns dos itens que devem conter o seu currículo e o significado e função de cada um desse.

Para começar a fazer um curriculum, o cabeçalho ou topo do currículo devem aparecer suas informações pessoais (nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente seus telefones de contato e e-mail). Já dados pessoais como número de identidade, CPF e demais documentos podem ficar de fora.

Na sequência, abaixo, coloque o seu objetivo, deve descrever a que vaga/oportunidade você tem interesse em concorrer. O terceiro item do currículo é a formação acadêmica, incluindo dados relevantes mais atuais de sua formação, principalmente cursos universitários, pós-graduação e outros cursos acadêmicos (como mestrado ou doutorado). Não é necessário colocar outras formações, como no ensino médio ou primário (o ensino médio somente para quem tem somente essa formação).

O quarto elemento do currículo é a experiência profissional. Você deve listá-las em ordem inversa, ou seja, da experiência mais recente, para a mais antiga. Informe o período que permaneceram na empresa, o nome da empresa, o cargo exercido, as atividades e possíveis resultados obtidos.

Na sequência, as qualificações e outras atividades profissionais, como cursos que tenha feito (que seja relevante para a área desejada) e outras qualificações obtidas ao longo da carreira.

É necessário também um último quesito no seu currículo profissional que são as informações adicionais, que pode ser opcional, no caso de você não ter nada a acrescentar. Na internet tem alguns sites que disponibilizam modelos de currículos para fazer downloads e também dicas. Mas, segue o conselho básico: faça uma boa apresentação e uma boa escrita que com certeza seu currículo será visto com um olhar diferenciado.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *