Calendário de Vacinação 2014 2014

 

Calendário de Vacinação

 calendario vacinacao 2014 300x200 Calendário de Vacinação 2014

Foi-se o tempo em que tomar vacina era considerado ‘frescura’ ou coisa desnecessária. Nos dias atuais, cada vez mais pessoas estão se conscientizando da sua importância e de como é eficaz na prevenção de doenças futuras.

No organismo humano, os vírus atacam o corpo e, esse último, estando despreparado para os inesperados visitante, não consegue formar com antecedência a defesa adequada e o corpo acaba pegando a doença. Por isso existem várias doenças que se pega apenas uma vez na vida. Na segunda vez, os anticorpos para aquele determinado tipo de vírus já estão prontos e esperando para atacar.

Levando em conta esses aspectos, a idéia da vacina funciona da seguinte forma: É injetado na pessoa o vírus de determinada doença, morto ou quase morto, manipulado em laboratório num estado em que é tornado incapaz de causar doenças graves. Uma vez que o vírus entra no sistema, o organismo começa a formar os anticorpos para combatê-lo. Portanto, na próxima vez em que um vírus do mesmo tipo tentar invadir aquele mesmo corpo, seu sistema defensivo já estará pronto para enfrentá-lo.

Vale lembrar que as vacinas não existem para qualquer tipo de vírus. Muitas coisas impedem a sua eficácia. Casos de mutações virais, entre outros fatores.

As principais doenças que necessitam vacinas são: Catapora, Sarampo, Rubéola, Meningite, Poliomielite (a tão falada Paralisia Infantil), Difteria, Pneumonia e outras.

Todos os anos, o Ministério da Saúde divulga um calendário de vacinação, que informa as datas certas para as pessoas tomarem as devidas vacinas. No site do Ministério da Saúde, é possível ver o calendário completo de 2014.

E é importante lembrar sempre: doença é coisa séria e ficar atendo à vacinação é altamente necessário e recomendado. Afinal, ela está aí para proteger. O corpo não é brincadeira. Por isso, deve-se cuidar muito bem dele.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *