2 Via Contrato Social – Emissão 2014

Como você pode emitir a segunda via do contrato social

contrato social 2 Via Contrato Social   Emissão

Se nós temos a certidão de nascimento quando chegamos a este mundo, podemos dizer que o contrato social é a certidão de nascimento de uma empresa, que também pode ser conhecida como pessoa jurídica. Este é, talvez, o documento mais importante para uma empresa, porque nele é que estão todas as bases jurídicas de formação e que vai reger a empresa daqui para diante. Ela funciona como qualquer contrato, com algumas especificações que são destinadas apenas a formação das empresas, mas nada mais é do que um contrato onde se firmam responsabilidades e se definem as atividades da empresa.

Muitos empresários, quando estão abrindo sua empresa, acabam não se dando conta da importância do contrato social. Geralmente acabam pegando uma minuta pronta de advogados ou contadores para conseguir encaminhar os papeis na busca pelo CNPJ e o Alvará. Mas na medida que a empresa vai crescendo, e que mais sócios vão entrando no negócio e que a companhia toma outras direções, muitas vezes o contrato social precisa ser refeito para conseguir englobar as modificações que os sócios das empresas estão querendo para a companhia.

Existem algumas cláusulas básica que devem constar no contrato social de uma empresa, como a qualificação de todas as pessoas que entram como sócias, denominação, objeto, o endereço da sede e também o prazo da sociedade. Além disso o capital social investido na abertura da empresa e como ele será administrado pelos sócios também devem estar presentes neste contrato social.

Existem algumas outras cláusulas que podem ser colocadas no contrato, o que pode realmente ajudar no futuro da empresa, como política para cessão de quotas da empresa, ou consequências de falecimento de algum dos sócios, dentre outras decisões.

Para retirar uma segunda via do contrato social da empresa geralmente é necessário procurar o contador ou advogado que fez o processo de abertura da companhia. Caso seja necessário, também é possível se dirigir ao cartório onde foi lavrado o contrato social, sendo que neste caso as pessoas deverão pagar uma taxa. Existem alguns estados que permitem também que este documento seja solicitado pela internet.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *